Edital de Ingresso

Instruções para o Processo Seletivo de Pós-Graduação para o 2º Semestre de 2024

Serão abertas entre 01 e 12 de março de 2024, as inscrições para o Processo Seletivo para o 2º Semestre de 2024, com vagas para Mestrado/Doutorado,  junto ao Programa de  Pós-Graduação Língua, Literatura e Cultura Italianas do Departamento de Letras Modernas. Devido a instabilidade da pandemia, todo processo seletivo, excepcionalmente, será na modalidade à distância. Leiam as instruções abaixo:

O programa Língua, Literatura e Cultura Italianas realiza seleção semestralmente, as inscrições para o ingresso na pós-graduação acontecem duas vezes ao ano, em março e em agosto. Todas as informações sobre o processo podem ser obtidas no Departamento de Letras Modernas pelo site http://dlm.fflch.usp.br/, ou junto ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH  no link  http://pos.fflch.usp.br/processo-seletivo-para-ingresso-no-mestrado-ou-doutorado

As/os candidatas/os que se autodeclararem pretas/os e pardas/os, indígenas e quilombolas poderão optar por participar da Política de Ações Afirmativas. Para tanto, no ato da inscrição, deverão anexar o Formulário de Autodeclaração,  (baixar Formulário de Autodeclaração no final da página).

Sobre a documentação: Antes de iniciar a inscrição tenha disponível todos os arquivos,  não poderão ultrapassar 15 MB. Acesse o edital através do menu "Edital" ao final da página para saber qual é a documentação necessária.

- Aos candidatos que não possuem CPF: A informação de que é possível fazer a inscrição do CPF online, inclusive sendo estrangeiro através dos links da Receita Federal, e para ter acesso aos formulários de inscrição,  os brasileiros/estrangeiros poderão acessar o link abaixo, o serviço é gratuito:
Link para formulário de inscrição no CPF para brasileiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.as
Link para formulário de inscrição no CPF para estrangeiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoCpfEstrangeiro/default.asp

[Atenção]: os estrangeiros que não consigam gerar o CPF, devem digitar nesse campo 11 vezes o número 9 (99999999999);

Todos os documentos exigidos e elencados no edital deverão ser incluídos digitalmente através de arquivos em formato PDF, não serão aceitos documentos fotografados,  e também fora dos critérios abaixo: 
O arquivo em formato pdf do diploma deve conter duas páginas (frente e verso) no mesmo arquivo. Em cada página do arquivo deve conter uma face do documento, como no modelo que pode ser visualizado (clique aqui)

- Para candidatos ao Mestrado, sem o Diploma de Graduação, aguardando colação de grau: deve preencher Termo de Compromisso, que deve vir assinado, pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até  o último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes(baixar arquivo  no final da página). 
Para candidatos ao Doutorado, sem o Diploma de Mestrado:  Na falta do diploma poderá anexar a ata de defesa, ou Certificado de defesa, ou Termo de Compromisso que deve vir assinado, para aqueles que aguardam a defesa, pelo qual se compromete fazer a defesa até último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes (baixar arquivo  no final da página). 
-  Para candidatos que concluir o Mestrado fora da USP, deverão entregar, junto com a inscrição o modelo de declaração, preenchida pela Universidade de origem (baixar arquivo  no final da página).
Para candidatos com Diploma de Mestre obtidos em Universidades estrangeiras, e que dependem de Reconhecimento do Diploma de Mestrado ou Equivalência de Título de Mestre (deve ser solicitado, pelo menos 6 (seis) meses antes do período de inscrição, para saber mais informações clique aqui).

A inscrição será cancelada se a documentação não estiver de acordo com o edital publicado em Diário Oficial,
 e ao final do período de inscrição, o candidato será avisado por e-mail. Por isso, antes de iniciar o processo de inscrição leia atentamente o edital do programa de interesse e faça a inscrição nos formulários no final da página:

  • Todos os campos do formulário de inscrição deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, de acordo ao seu curso escolhido;
  • Antes de finalizar sua inscrição faça uma revisão de todos os campos do formulário a fim de que nenhuma informação ou documento fique faltante;
  • O formulário de inscrição está configurado para não permitir mais de uma inscrição no mesmo programa para o mesmo candidato;
  • Todas as informações solicitadas no formulário de inscrição são importantes e obrigatórias, principalmente o e-mail, pois é através dele que o candidato receberá a confirmação da realização da sua inscrição;
  • Se o campo de e-mail for digitado incorretamente o candidato não receberá a confirmação, o que poderá lhe causar prejuízo durante o processo seletivo;
  • Após a leitura atenta do edital correspondente ao programa de interesse e após feita a digitalização em formato PDF da documentação exigida clique no botão "Inscreva-se" abaixo para efetuar a sua inscrição;
  • As informações aqui fornecidas são de total responsabilidade do candidato, estando o mesmo ciente de que a falta de algum documento ou a inveracidade de alguma informação acarretará no indeferimento de sua inscrição, estando assim impossibilitado de dar prosseguimento no processo de seleção;
  • Gere o boleto de inscrição através do link "Boleto de Inscrição". Após feito o pagamento, gere um arquivo em formato PDF do comprovante.  Você precisará dele para fazer sua inscrição;
  • Sobre Isenção da Taxa de inscrição: Os pedidos devem ser inseridos no formulário de inscrição, no lugar do comprovante da taxa pagamento. (Leia aqui).

Procure fazer a inscrição apenas 1 (uma) vez,  não deixe de preencher  campos importantes para não dar erro, porque todos recebem uma cópia da inscrição como confirmação.

Não deixe sua inscrição para o último momento, pois o sistema poderá  sofrer instabilidade devido ao grande número de acessos.  As inscrições NÃO SERÃO RECEBIDAS FORA DO PRAZO e NEM PRORROGADAS, em nenhuma hipótese. O prazo de inscrição terminará impreterivelmente dia 12/03/2024. Se tiver problemas, tente sempre mais de um navegador para efetuar sua inscrição.                             

Edital: 2º Semestre de 2024: Clique para visualizar

 

- Língua, Literatura e Cultura Italiana

Formulário de Inscrição - Clique aqui 

Clique no nome do programa para visualizar o formulário de inscrição, e fazer a inscrição:
(O formulário de inscrição será aberto apenas no período de inscrição, e o candidato receberá a cópia da inscrição, no seu e-mail, como  confirmação,  no final da sua inscrição).


- Língua, Literatura e Cultura Italianas

Cronograma das Etapas
Informações sobre a Prova de Proficiência nos demais idiomas. Os exames serão aplicados pelo Centro de Línguas da FFLCH, poderá consultar informações através do site https://clinguas.fflch.usp.br/. (A inscrição no processo seletivo não inscreve o candidato automaticamente para os exames, caberá ao candidato contatar o Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, para obter informações sobre o calendário e demais detalhes dos exames).
Prova de Proficiência em Língua Italiana:
- Para candidatos em nível de mestrado e para candidatos em nível de doutorado que não tenham a proficiência em italiano, as provas serão realizadas a distância no âmbito do Programa.
- A inscrição no processo seletivo, inscreve o candidato automaticamente para o exame de proficiência em língua Italiana. O link e as informações necessárias para a prova serão enviados por e-mail aos inscritos.
16/04/2024 às 14:00  (terça-feira)
Prova de Conhecimentos Específicos: 14/05/2024 às 14:00  (terça-feira)
Entrega dos Projetos: 04/06/2024 (terça-feira)
Arguição e Análise de projetos aprovados: 11/06/2024 (terça-feira)
Divulgação dos orientadores: 18/06/2024 (terça-feira)

 

Formulários e declarações para baixar

- Candidatos ao mestrado, sem o Título da Graduação, aguardando colação de Grau

- Candidatos ao doutorado, sem obtenção do Título de Mestre, aguardando a defesa

- Títulos obtidos no Brasil (fora da USP) e que ainda não receb​eram o Diploma de Mestrado

- As/os candidatas/os que se autodeclararem pretas/os e pardas/os

- As/os candidatas/os que se autodeclararem indígenas

- As/os candidatas/os que se autodeclararem quilombolas

Bibliografia para a Prova Escrita

Para os candidatos das linhas de pesquisa em Língua (Aquisição e aprendizagem do italiano como língua estrangeira e O italiano falado e escrito sob a perspectiva brasileira)


SOBRERO, Alberto/Miglietta, Annarita (2006). Introduzione alla linguistica italiana. Bari-Roma: Laterza.

PALLOTTI, Gabriele (1998). La seconda lingua. Milano: Bompiani.
SERRA BORNETO, C. (1998)  C'era una volta il metodo: Tendenze attuali nella didattica delle lingue straniere. Roma: Carocci.

Para os candidatos que pretendem desenvolver pesquisa na linha de Literatura (Literatura e Cultura italianas)

BRIOSCHI, Franco; DI GIROLAMO, Costanzo; FUSILLO, Massimo. Introduzione alla letteratura. Roma: Carocci, 2003.
CESERANI, Remo. Guida breve allo studio della letteratura. Roma/Bari: Laterza, 2003.
BERARDINELLI, A. La forma del saggio. Definizione e attualità di un genere letterario. Venezia: Marsilio, 2002.

Os candidatos que pretendem trabalhar nos projetos de pesquisa relacionados a Tradução, que pertencem à linha de Literatura e Cultura Italianas, além da bibliografia acima indicada, terão que somar os seguintes títulos:

NERGAARD, Siri (org.). La teoria della traduzione nella storia. Milano: Strumenti Bompiani, 2013.
ECO, Umberto. Quase a mesma coisa – experiências de tradução. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro, Record, 2007.
LARANJEIRA, M. Poética da Tradução. São Paulo, Edusp, 1993.

Para os candidatos que pretendem desenvolver pesquisa na linha de literatura (Literatura e Cultura italianas)

BRIOSCHI, Franco; DI GIROLAMO, Costanzo; FUSILLO, Massimo. Introduzione alla letteratura. Roma: Carocci, 2003.
CESERANI, Remo. Guida breve allo studio della letteratura. Roma/Bari: Laterza, 2003.
BERARDINELLI, A. La forma del saggio. Definizione e attualità di un genere letterario. Venezia: Marsilio, 2002.

Os candidatos que pretendem trabalhar nos projetos de pesquisa relacionados a Tradução, que pertencem à linha de Literatura e Cultura Italianas, além da bibliografia acima indicada, terão que somar os seguintes títulos:

NERGAARD, Siri (org.). La teoria della traduzione nella storia. Milano: Strumenti Bompiani, 2013.
ECO, Umberto. Quase a mesma coisa – experiências de tradução. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro, Record, 2007.
LARANJEIRA, M. Poética da Tradução. São Paulo, Edusp, 1993.

Homologação da documentação

Todos os documentos exigidos e elencados no edital deverão ser incluídos digitalmente através de arquivos em formato PDF, não serão aceitos documentos fotografados,  ou de baixa qualidade de nitidez.  
O arquivo em formato pdf do diploma deve conter duas páginas (frente e verso) no mesmo arquivo. Em cada página do arquivo deve conter uma face do documento, como no modelo que pode ser visualizado (clique aqui)
- Não será aceito carteira de habilitação no lugar do RG.

- Para candidatos ao Mestrado, sem o Diploma de Graduação, aguardando colação de grau: deve preencher Termo de Compromisso, que deve vir assinado, pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até  o último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes(baixar arquivo  no final da página). 
Para candidatos ao Doutorado, sem o Diploma de Mestrado:  Na falta do diploma poderá anexar a ata de defesa, ou Certificado de defesa, ou Termo de Compromisso que deve vir assinado, para aqueles que aguardam a defesa, pelo qual se compromete fazer a defesa até último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes (baixar arquivo  no final da página). 
-  Para candidatos que concluir o Mestrado fora da USP, deverão entregar, junto com a inscrição modelo de declaraçãopreenchida pela Universidade de origem (baixar arquivo  no final da página).
Para candidatos com Diploma de Mestre obtidos em Universidades estrangeiras, e que dependem de Reconhecimento do Diploma de Mestrado ou Equivalência de Título de Mestre (deve ser solicitado, pelo menos 6 (seis) meses antes do período de inscrição, para saber mais informações clique aqui).

Se a documentação não estiver de acordo com a inscrição será canceladae ao final do período o candidato será avisado por e-mail.  

 

Inscrições não homologadas

Resultados das Etapas de Seleção do Processo Seletivo

Resultados dos Exames de Proficiência realizados no Centro de Línguas  
Espanhol: CLIQUE AQUI   
Francês: CLIQUE AQUI
Inglês: CLIQUE AQUI
Italiano: CLIQUE AQUI

Resultado da Proficiência em Italiano (aprovados/não aprovados)
- Mestrado/Doutorado

Resultados da Prova Escrita
- Mestrado/Doutorado

Resultados da Arguição e Análise de Currículo 
- Mestrado/Doutorado

Lista definição do orientador
- Mestrado/Doutorado

Resultados finais e confirmação de matrícula
Para confirmação de interesse de matrícula, o(a) candidato(a) selecionado deve: Preencher e assinar o documento confirmação de interesse.