- Instruções para o Processo Seletivo de Pós-Graduação para o 1º Semestre de 2025
-
Serão abertas entre 01 e 13 de agosto de 2024, as inscrições para o Processo Seletivo para o 1º Semestre de 2025, com vagas para Mestrado/Doutorado, junto ao Programa de Pós-Graduação Língua, Literatura e Cultura Italianas do Departamento de Letras Modernas. Devido a instabilidade da pandemia, todo processo seletivo, excepcionalmente, será na modalidade à distância. Leiam as instruções abaixo:
O programa Língua, Literatura e Cultura Italianas realiza seleção semestralmente, as inscrições para o ingresso na pós-graduação acontecem duas vezes ao ano, em março e em agosto. Todas as informações sobre o processo podem ser obtidas no Departamento de Letras Modernas pelo site http://dlm.fflch.usp.br/, ou junto ao Serviço de Pós-Graduação da FFLCH no link http://pos.fflch.usp.br/processo-seletivo-para-ingresso-no-mestrado-ou-doutorado
As/os candidatas/os que se autodeclararem pretas/os e pardas/os, indígenas e quilombolas poderão optar por participar da Política de Ações Afirmativas. Para tanto, no ato da inscrição, deverão anexar o Formulário de Autodeclaração, (baixar Formulário de Autodeclaração no final da página).
Sobre a documentação: Antes de iniciar a inscrição tenha disponível todos os arquivos, não poderão ultrapassar 15 MB. Acesse o edital através do menu "Edital" ao final da página para saber qual é a documentação necessária.
- Aos candidatos que não possuem CPF: A informação de que é possível fazer a inscrição do CPF online, inclusive sendo estrangeiro através dos links da Receita Federal, e para ter acesso aos formulários de inscrição, os brasileiros/estrangeiros poderão acessar o link abaixo, o serviço é gratuito:
Link para formulário de inscrição no CPF para brasileiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoPublica/inscricao.as
Link para formulário de inscrição no CPF para estrangeiro:
https://servicos.receita.fazenda.gov.br/Servicos/CPF/InscricaoCpfEstrangeiro/default.asp[Atenção]: os estrangeiros que não consigam gerar o CPF, devem digitar nesse campo 11 vezes o número 9 (99999999999);
Todos os documentos exigidos e elencados no edital deverão ser incluídos digitalmente através de arquivos em formato PDF, não serão aceitos documentos fotografados, e também fora dos critérios abaixo:
O arquivo em formato pdf do diploma deve conter duas páginas (frente e verso) no mesmo arquivo. Em cada página do arquivo deve conter uma face do documento, como no modelo que pode ser visualizado (clique aqui)- Para candidatos ao Mestrado, sem o Diploma de Graduação, aguardando colação de grau: deve preencher o Termo de Compromisso, que deve vir assinado, pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau, até o último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar. (baixar arquivo no final da página).
- Para candidatos ao Doutorado, sem o Diploma de Mestrado: Na falta do diploma poderá anexar a ata de defesa, ou Certificado de defesa, ou Termo de Compromisso que deve vir assinado, para aqueles que aguardam a defesa, para aqueles que aguardam a defesa, pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório da defesa, até o último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes na pós-graduação da FFLCH/USP, previsto no Calendário Escolar. (baixar arquivo no final da página).
- Para candidatos que concluir o Mestrado fora da USP, deverão entregar, junto com a inscrição o modelo de declaração, preenchida pela Universidade de origem (baixar arquivo no final da página).
- Para candidatos com Diploma de Mestre obtidos em Universidades estrangeiras, e que dependem de Reconhecimento do Diploma de Mestrado ou Equivalência de Título de Mestre (deve ser solicitado, pelo menos 6 (seis) meses antes do período de inscrição, para saber mais informações clique aqui).
A inscrição será cancelada se a documentação não estiver de acordo com o edital publicado em Diário Oficial, e ao final do período de inscrição, o candidato será avisado por e-mail. Por isso, antes de iniciar o processo de inscrição leia atentamente o edital do programa de interesse e faça a inscrição nos formulários no final da página:- Todos os campos do formulário de inscrição deverão ser preenchidos, obrigatoriamente, de acordo ao seu curso escolhido;
- Antes de finalizar sua inscrição faça uma revisão de todos os campos do formulário a fim de que nenhuma informação ou documento fique faltante;
- O formulário de inscrição está configurado para não permitir mais de uma inscrição no mesmo programa para o mesmo candidato;
- Todas as informações solicitadas no formulário de inscrição são importantes e obrigatórias, principalmente o e-mail, pois é através dele que o candidato receberá a confirmação da realização da sua inscrição;
- Se o campo de e-mail for digitado incorretamente o candidato não receberá a confirmação, o que poderá lhe causar prejuízo durante o processo seletivo;
- Após a leitura atenta do edital correspondente ao programa de interesse e após feita a digitalização em formato PDF da documentação exigida clique no botão "Inscreva-se" abaixo para efetuar a sua inscrição;
- As informações aqui fornecidas são de total responsabilidade do candidato, estando o mesmo ciente de que a falta de algum documento ou a inveracidade de alguma informação acarretará no indeferimento de sua inscrição, estando assim impossibilitado de dar prosseguimento no processo de seleção;
- Gere o boleto de inscrição através do link "Boleto de Inscrição". Após feito o pagamento, gere um arquivo em formato PDF do comprovante. Você precisará dele para fazer sua inscrição;
- Sobre Isenção da Taxa de inscrição: Os pedidos devem ser inseridos no formulário de inscrição, no lugar do comprovante da taxa pagamento. (Leia aqui).
Procure fazer a inscrição apenas 1 (uma) vez, não deixe de preencher campos importantes para não dar erro, porque todos recebem uma cópia da inscrição como confirmação.
Não deixe sua inscrição para o último momento, pois o sistema poderá sofrer instabilidade devido ao grande número de acessos. As inscrições NÃO SERÃO RECEBIDAS FORA DO PRAZO e NEM PRORROGADAS, em nenhuma hipótese. O prazo de inscrição terminará impreterivelmente dia 13/08/2024. Se tiver problemas, tente sempre mais de um navegador para efetuar sua inscrição.
- Edital: 1º Semestre de 2025: Clique para visualizar
-
- Formulário de Inscrição - Clique para visualizar
-
Clique no nome do programa para visualizar o formulário de inscrição, e fazer a inscrição:
(O formulário de inscrição será aberto apenas no período de inscrição, e o candidato receberá a cópia da inscrição, no seu e-mail, como confirmação, no final da sua inscrição). - Cronograma das Etapas
-
Informações sobre a Prova de Proficiência nos demais idiomas. Os exames serão aplicados pelo Centro de Línguas da FFLCH, poderá consultar informações através do site https://clinguas.fflch.usp.br/. (A inscrição no processo seletivo não inscreve o candidato automaticamente para os exames, caberá ao candidato contatar o Centro de Línguas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, para obter informações sobre o calendário e demais detalhes dos exames). Prova de Proficiência em Língua Italiana:
- Para candidatos em nível de mestrado e para candidatos em nível de doutorado que não tenham a proficiência em italiano, as provas serão realizadas a distância no âmbito do Programa.
- A inscrição no processo seletivo, inscreve o candidato automaticamente para o exame de proficiência em língua Italiana. O link e as informações necessárias para a prova serão enviados por e-mail aos inscritos.18/09/2024 às 14:00 (quarta-feira) Prova de Conhecimentos Específicos: 02/10/2024 às 14:00 (quarta-feira) Entrega dos Projetos: 23/10/2024 (quarta-feira) Arguição e Análise de projetos aprovados: 06/11/2024 (quarta-feira) Divulgação dos orientadores: 13/11/2024 (quarta-feira) - Formulários e declarações - Clique para baixar
-
- Candidatos ao mestrado, sem o Título da Graduação, aguardando colação de Grau
- Candidatos ao doutorado, sem obtenção do Título de Mestre, aguardando a defesa
- Títulos obtidos no Brasil (fora da USP) e que ainda não receberam o Diploma de Mestrado
- As/os candidatas/os que se autodeclararem pretas/os e pardas/os
- Bibliografia para a Prova Escrita
-
Para os candidatos das linhas de pesquisa em Língua (Aquisição e aprendizagem do italiano como língua estrangeira e O italiano falado e escrito sob a perspectiva brasileira)
SOBRERO, Alberto/Miglietta, Annarita (2006). Introduzione alla linguistica italiana. Bari-Roma: Laterza.
PALLOTTI, Gabriele (1998). La seconda lingua. Milano: Bompiani.
SERRA BORNETO, C. (1998) C'era una volta il metodo: Tendenze attuali nella didattica delle lingue straniere. Roma: Carocci.Para os candidatos que pretendem desenvolver pesquisa na linha de Literatura (Literatura e Cultura italianas)
BRIOSCHI, Franco; DI GIROLAMO, Costanzo; FUSILLO, Massimo. Introduzione alla letteratura. Roma: Carocci, 2003.
CESERANI, Remo. Guida breve allo studio della letteratura. Roma/Bari: Laterza, 2003.
BERARDINELLI, A. La forma del saggio. Definizione e attualità di un genere letterario. Venezia: Marsilio, 2002.Os candidatos que pretendem trabalhar nos projetos de pesquisa relacionados a Tradução, que pertencem à linha de Literatura e Cultura Italianas, além da bibliografia acima indicada, terão que somar os seguintes títulos:
NERGAARD, Siri (org.). La teoria della traduzione nella storia. Milano: Strumenti Bompiani, 2013.
ECO, Umberto. Quase a mesma coisa – experiências de tradução. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro, Record, 2007.
LARANJEIRA, M. Poética da Tradução. São Paulo, Edusp, 1993. - Para os candidatos que pretendem desenvolver pesquisa na linha de literatura (Literatura e Cultura italianas)
BRIOSCHI, Franco; DI GIROLAMO, Costanzo; FUSILLO, Massimo. Introduzione alla letteratura. Roma: Carocci, 2003.
CESERANI, Remo. Guida breve allo studio della letteratura. Roma/Bari: Laterza, 2003.
BERARDINELLI, A. La forma del saggio. Definizione e attualità di un genere letterario. Venezia: Marsilio, 2002. -
Os candidatos que pretendem trabalhar nos projetos de pesquisa relacionados a Tradução, que pertencem à linha de Literatura e Cultura Italianas, além da bibliografia acima indicada, terão que somar os seguintes títulos:
NERGAARD, Siri (org.). La teoria della traduzione nella storia. Milano: Strumenti Bompiani, 2013.
ECO, Umberto. Quase a mesma coisa – experiências de tradução. Tradução de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro, Record, 2007.
LARANJEIRA, M. Poética da Tradução. São Paulo, Edusp, 1993. - Homologação da documentação
-
Todos os documentos exigidos e elencados no edital deverão ser incluídos digitalmente através de arquivos em formato PDF, não serão aceitos documentos fotografados, ou de baixa qualidade de nitidez.
O arquivo em formato pdf do diploma deve conter duas páginas (frente e verso) no mesmo arquivo. Em cada página do arquivo deve conter uma face do documento, como no modelo que pode ser visualizado (clique aqui)
- Não será aceito carteira de habilitação no lugar do RG.
- Para candidatos ao Mestrado, sem o Diploma de Graduação, aguardando colação de grau: deve preencher o Termo de Compromisso, que deve vir assinado, pelo qual se compromete a apresentar documento comprobatório de colação de grau até o último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes(baixar arquivo no final da página).
- Para candidatos ao Doutorado, sem o Diploma de Mestrado: Na falta do diploma poderá anexar a ata de defesa, ou Certificado de defesa, ou Termo de Compromisso que deve vir assinado, para aqueles que aguardam a defesa, pelo qual se compromete fazer a defesa até último dia do período reservado de matrícula para os ingressantes (baixar arquivo no final da página).
- Para candidatos que concluir o Mestrado fora da USP, deverão entregar, junto com a inscrição o modelo de declaração, preenchida pela Universidade de origem (baixar arquivo no final da página).
- Para candidatos com Diploma de Mestre obtidos em Universidades estrangeiras, e que dependem de Reconhecimento do Diploma de Mestrado ou Equivalência de Título de Mestre (deve ser solicitado, pelo menos 6 (seis) meses antes do período de inscrição, para saber mais informações clique aqui).Se a documentação não estiver de acordo com a inscrição será cancelada, e ao final do período o candidato será avisado por e-mail.
- Resultados das Etapas de Seleção do Processo Seletivo
-
Resultados dos Exames de Proficiência realizados no Centro de Línguas
Espanhol: CLIQUE AQUI
Francês: CLIQUE AQUI
Inglês: CLIQUE AQUI
Italiano: CLIQUE AQUIResultado da Proficiência em Italiano (aprovados/não aprovados)
- Mestrado/DoutoradoResultados da Prova de Conhecimentos específicos
- Mestrado/DoutoradoResultados da Arguição e Análise de Currículo
- Mestrado/Doutorado
Lista definição do orientador
- Mestrado/DoutoradoResultados finais e confirmação de matrícula
Para confirmação de interesse de matrícula, o(a) candidato(a) selecionado deve: Preencher e assinar o documento confirmação de interesse.