Os (As) alunos(as) regularmente matriculados(as) no Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Italianas podem candidatar-se à seleção classificatória para o recebimento de bolsas do programa por ocasião da chamada semestral.
A chamada para seleção é feita a cada início de semestre (meses de fevereiro ou março e agosto) e é amplamente divulgada por e-mail e redes sociais do programa.
A seleção visa à classificação de alunos(as) de Doutorado e Mestrado para posterior atribuição de bolsas Capes-DS (Demanda Social), ou modalidade de bolsa semelhante, segundo a disponibilidade das cotas de bolsas válidas, conforme conclusão de trabalho dos(as) bolsistas ao longo de cada semestre.
Considera-se a Portaria CAPES Nº 133 em 10 de julho de 2023 sobre “o acúmulo de bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado concedidas pela CAPES no País com atividade remunerada ou outros rendimentos”, portanto, os(as) discentes que exercem atividades remuneradas podem se candidatar.
Para a atribuição de bolsas nesses casos, a Comissão de bolsas pede uma carta do(a) orientador(a) em que conste anuência da atribuição da bolsa ao seu (sua) orientando(a) e uma declaração de comprometimento de conclusão do trabalho do(a) discente.
Considera-se, para fins de classificação, o número de horas de atividades remuneradas, uma vez que a recomendação da Coordenação de Pós-Graduação
(CPG) da FFLCH, decidida em reunião de 12/09/2023, é de, no máximo, 20 horas de trabalho semanais.
A seleção classificatória é realizada pela Comissão de bolsas, formada por, ao menos, 2 docentes permanentes do programa e o(a) representante discente. A comissão
analisa a documentação dos(as) candidatos(as) à bolsa com base nos critérios acordados entre os(as) docentes do programa.
A documentação deverá ser encaminhada à comissão de bolsas seguindo o calendário da chamada vigente. Os documentos são:
- Ficha de aluno atualizada (extraída do sistema Janus);
- CV LATTES atualizado (extraído da plataforma Lattes) com comprovantes (Ex.:cópias de certificados de eventos, de cursos ministrados, primeira página de publicação, link da publicação);
- Carta de intenções: texto breve e objetivo (máximo de uma página, fonte 11 e espaçamento simples), em que o(a) candidato(a) discorra sobre a necessidade de receber a bolsa, constando sua situação socioeconômica;
- Texto com uma apresentação resumida do projeto de pesquisa (máximo de duas páginas, fonte 11 e espaçamento simples), em que contenha: temática, justificativa, objetivos, principais autores do quadro teórico de referência, estado atual de desenvolvimento da pesquisa (etapas cumpridas e a cumprir, número de páginas já escritas), cronograma com as etapas, devendo, ao final do texto, constar a concordância do(a) orientador(a).
- Autodeclaração de pessoa preta ou parda ou pessoa indígena - para acessar o modelo clicar em "Edital de Ingresso" e "Formulários e declarações - Clique para baixar" -, se for o caso e se desejar se declarar;
- Cópia da carteira de trabalho, declaração ou contrato de trabalho em que figure o número de horas das atividades remuneradas.
A comissão de bolsas analisa a documentação de doutorandos e mestrandos, com base nos seguintes critérios para atribuição de pontos e classificação:
- Antiguidade, ou seja, ano de ingresso no programa: (até 1 ano: 0 ponto; de 1 a 2 anos: 0,5 ponto; mais de 2 anos: 1 ponto).
- Realização e aprovação no exame de qualificação (3 pontos).
- Carta de intenções, considerando a situação socioeconômica declarada (2 pontos).
- Número de disciplinas e análise dos conceitos recebidos (0,5 por disciplina com conceito A).
- Qualidade na redação da apresentação resumida do projeto e estado atual da pesquisa, considerando, principalmente, clareza quanto a objetivos e descrição das
etapas (3 pontos).
- Análise do CV Lattes, considerando: apresentação em eventos científicos (0,5 ponto); realização de Iniciação Científica, e/ou TGi ou similar na graduação (0,5 ponto); textos completos em anais (0,5 ponto); artigo publicado em periódico ou capítulo de livro (1 ponto); capítulo de livro (1 ponto); co-autoria em publicação de artigo ou capítulo de livro (0,5 ponto); tradução de livro ou de artigo de área afim (1 ponto); curso de extensão ministrado na USP (1 ponto); participação no PAE (1 ponto).
- Autodeclaração de pertença étnico-racial (bônus 3 pontos).
- Em caso de empate entre candidatos(as), será considerada a nota final mais alta obtida na seleção de ingresso ao programa.
A atual comissão de bolsas (2024) é formada por:
Profa. Angela M. T. Zucchi (coordenadora do programa)
Profa. Elisabetta Santoro
Profa. Maria Cecília Casini
Profa. Dóris N. Cavallari (suplente)
Me. Wellington de Jesus N. Rodrigues – representante discente (RD)
A legislação relativa ao PPG Língua, Literatura e Cultura Italianas (DLM/FFLCH/USP) é acessível nos seguintes links:
Regulamento do Programa: https://leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copgr-no-8368-de-06-de-marco-de-2023
Regimento da CPG (FFLCH): https://leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-copgr-no-7623-de-21-de-fevereiro-de-2019
Regimento da PRPG USP: https://pos.fflch.usp.br/regimento-de-pos-graduacao-da-usp