Os docentes do Programa lideram ou participam dos seguintes grupos de pesquisas:
Grupos liderados por docentes
1. A tradição literária italiana
Líder: Maria Cecilia Casini. Vice-líder: Prof. Dr. Gustavo Luiz Nunes Borghi (Membro: Doris N. Cavallari)
O grupo de pesquisa “A tradição literária italiana” nasceu sob a coordenação da Professora Vilma de Katinszky Barreto de Souza logo após uma disciplina de Pós-graduação ministrada por ela, em 2005, na FFLCH-USP. Naquele momento, o grupo se intitulava “Dante, poeta universal na Idade Média e nos tempos modernos” movido pela constatação da ausência, no Brasil, de estudos sistemáticos sobre as obras de Dante Alighieri. A primeira atividade pública do grupo se deu em 2010, com a realização do “Simpósio Dante Alighieri: Leituras e Leitores”, em que os participantes puderam expor suas pesquisas e dialogar com a comunidade acadêmica. O material desse encontro gerou o primeiro número da Revista Beatrice.
A proposta fundamental dos pesquisadores do grupo sempre foi de ampliar e aprofundar os estudos dantescos, no Brasil, além de divulgar o poeta italiano cuja obra marcou a literatura universal e continua a fascinar leitores na contemporaneidade. Com esse intuito, em 2012 se realizou o “II Simpósio Dante Alighieri: libertà va cercando”, cujos resultados devem ser vistos em breve, no segundo número da Beatrice.
Com a entrada da Professora Maria Cecilia Casini na coordenação do grupo, em 2014, e com o generoso apoio da Professora Doris Cavallari, ampliou-se o foco para outros temas e autores fundamentais para a tradição literária italiana.
CONTATOS:
2. DBLIT - Dicionário Bibliográfico de Literatura Italiana Traduzida no Brasil
Coordenadores: Patricia Peterle, Lucia Wataghin
O grupo DBLIT surgiu em 2010 decorrente de um projeto de pesquisa desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e pela Universidade de São Paulo (USP).
Os grupos Núcleo de Estudos Contemporâneos de Língua e Literatura Italiana (NECLIT) e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Linguística (NUPILL) decidiram se unir. Os dados do Dicionário Bibliográfico da Literatura Italiana Traduzida foram migrados para a plataforma do NUPILL, com o apoio do Laboratório de Pesquisa em Sistemas Distribuídos.
O catálogo apresenta para cada obra um detalhamento bibliográfico, que é acompanhado por informações sobre os escritores italianos. Mas o ponto de partida foi também pensar a literatura traduzida como parte integrante da história do sistema da literatura de chegada, sendo sua história fundamental para a formação e as transformações da história literária. Nesse sentido, uma entrada importante são os paratextos (prefácio, posfácio, apresentação, ilustração etc.), como também algumas capas que falam muito sobre como uma determinada obra foi acolhida e passou a circular no Brasil.
O grupo pede a colaboração de todos os usuários para o aperfeiçoamento dos dados, enviando todas as dúvidas e sugestões que acharem relevantes ao endereço de e-mail: neclit.ufsc@gmail.com.
3. FLORES: Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas
Líder: Karine M. R. da Cunha.
Grupo de Pesquisa FLORES: Intercompreensão, Didática do Plurilinguismo e Políticas de Línguas visa explorar o campo dos estudos da Intercompreensão (IC) entre línguas românicas, a didática do plurilinguismo através do ensino integrado de línguas, e a gestão das línguas mediante a aplicação de ações políticas. Assim, articula métodos, teorias e abordagens estabelecendo interfaces entre as áreas citadas. O recorte do Grupo centra-se nas línguas românicas, que compartilham uma origem comum, o latim vulgar, e uma convivência secular atravessada por influências recíprocas, e procura continuar os trabalhos em curso que diferentes equipes da América Latina e da Europa vêm realizando nas últimas três décadas. Quanto ao nome do grupo, escolhemos FLORES para evitar acrônimos de difícil pronúncia e em homenagem ao soneto de Olavo Bilac "Língua Portuguesa" no qual compara nossa língua com a última flor do Lácio, isto é, da região de Roma. Todas as línguas românicas seriam assim Flores do Lácio.
CONTATOS: (41) 3360-5183
4. GEPLIT - Grupo de Estudos e Pesquisas em Literatura Italiana e Tradução (USP)
Líder: Lucia Wataghin. Vice-líder: Dayana Loverro (membro: Patrícia Peterle).
O GEPLIT USP é um ambiente de discussões sobre Literatura italiana traduzida no Brasil e Literatura brasileira traduzida na Itália, bem como Literatura e cultura italianas, atuante na promoção de cursos de extensão, reuniões de estudos e encontros para trocas de experiências científicas, como as Jornadas Paulistas de Literatura Traduzida.
Com membros da Universidade de São Paulo (USP), o grupo conta também com integrantes de outras universidades brasileiras, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mantendo ainda colaborações com professores de universidades estrangeiras.
CONTATOS: geplit.usp@gmail.com
5. GLIM - Língua, Memória e Identidade: o italiano dos italianos no Brasil
Líder: Elisabetta Santoro.
O principal objetivo do grupo é colocar os pesquisadores envolvidos frente a uma realidade incorporada na sociedade brasileira: a da presença da imigração italiana e de seus efeitos. Tal fenômeno fez parte do processo de formação do país e deixou vestígios em parte da sua vida cotidiana. No entanto, as pesquisas já feitas demonstram muito mais do que uma “amálgama”: há identidades diversas espalhadas pelo Brasil, mostrando que há ainda comunidades que mantêm variedades de língua italiana falada e, muitas vezes, marcas que precisam ser desveladas. No desenvolvimento das reflexões, os pesquisadores terão, portanto, a oportunidade de entrar em contato com essas variadas realidades e, além da troca de experiências pela afinidade que une o rol de pesquisas, poderão aprofundar principalmente, conceitos como língua de herança, discurso, identidade, memória e esquecimento.
O grupo visa também à organização de conteúdos já existentes e de outros a serem coletados, acerca da vida italiana no Brasil, para a investigação da vinda de imigrantes e sua repercussão, tanto na história italiana quanto na brasileira.
CONTATOS: glim.italianos@gmail.com
6. GPP - Pragmática (inter)linguística, cross-cultural e intercultural
Líder: Elisabetta Santoro.
O objetivo principal do GPP é investigar comparativamente as formas de realização do ato de fala do pedido para identificar suas características em diversas línguas e culturas. Partimos do pressuposto que, compreendendo como as pessoas realizam pedidos e também o que pensam sobre o modo como determinado pedido lhes é feito, podemos entender o funcionamento dos sistemas linguísticos em contexto e encontrar indícios por meio dos quais (re)conhecer especificidades culturais.
CONTATOS: pgpragmatica.fflch@usp.br
7. LUPA - “Lugar da palavra e seus contextos"
Líder: Angela M. T. Zucchi. Vice-líder: Karine M. R. da Cunha.
O grupo tem por objetivo estudar, como o nome sugere, a palavra com lupa, isto é, esmiuçando seu uso e significados em diversos contextos. Colocar a palavra em foco, em chave contrastiva em uma única língua, considerando níveis de registro, ou em duas ou mais línguas, considerando o aporte teórico-metodológico da Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Fraseologia, Onomástica, Linguística de Corpus, Sociolinguística, Pragmática, e os campos de estudos aplicados como Estudos da Tradução e Ensino de Línguas, entre outras áreas afins.
Partindo da seleção de palavras com critérios pré-estabelecidos, o grupo LUPA reúne docentes pesquisadores, pós-graduandos e graduandos, com abordagens de cunho didático e ou tradutológico, para analisar palavras e seus significados em diversos contextos em português e em outras línguas, para realizar estudos lexicográficos, fraseográficos e terminográficos, considerando obras impressas e eletrônicas, contribuindo com os estudos lexicais de forma ampla e precisa.
CONTATOS: pesquisa.lupa@usp.br
8. NuCLiH - Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança
Líder: Fernanda L. Ortale. Vice-Líder: Karine M. R. da Cunha (Membro: Giliola Maggio)
O Núcleo de Estudos de Cultura e Língua de Herança (NuCLiH) reúne pesquisadores que tratam de temas relacionados à manutenção e revitalização linguística e cultural das comunidades de imigrantes e de seus descendentes.
CONTATOS: contato.nuclih@gmail.com
9. Grupo de Pesquisa América Romania “Scriptorium Laboratório de Estudos Filológicos”
Líder: Luiz Antonio Lindo.
O Scriptorium – Laboratório de Estudos Filológicos da USP – nasceu em dezembro de 2021, após o término do I Simpósio Internacional Filologia e Humanidades, a fim de promover todo e qualquer evento organizado pelo professor Luiz Antônio Lindo, filólogo na área de Filologia Românica.
O intuito é promover a área da Filologia por meio de Simpósios, Congressos, Seminários, Palestras, entrevistas, defesas de mestrado e doutorado, bem como em publicações de artigos, dissertações, teses e livros.
O grupo dirigido pelo professor Lindo já desenvolveu três grandes eventos: a Semana de Filologia na USP, o mais longevo, com quase quinze edições (neste caso, em parceria com outros docentes uspianos); o Simpósio de Filologia e Cultura Latino-Americana e o Simpósio Internacional Filologia e Humanidades, a criação mais recente.
CONTATOS: filologia@usp.br
Grupos que os docentes do Programa participam
1. NECLIT- “Núcleo de Estudos Contemporâneos de Língua e Literatura Italiana”
Líder: Andrea Santurbano. Vice-Líder: Graziele Altino Frangiotti (Membro: Patricia Peterle)
O NECLIT – Núcleo de Estudos Contemporâneos de Literatura Italiana está vinculado ao Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras e ao Programa de Pós-Graduação em Literatura do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC. A constituição desse núcleo se deu a partir de pesquisas e eventos internacionais que com anos foram formando uma rede de pesquisa internacional.
O NECLIT tem como proposta norteadora o desenvolvimento de pesquisas dedicadas ao texto literário a partir de uma perspectiva comparativa que lê e trabalha com a literatura italiana moderna e contemporânea a partir de perspectivas transversais e transdisciplinares. O núcleo está cadastrado no Diretório de Pesquisa do CNPq.
As atividades desenvolvidas pelo núcleo contam com a participação de alunos da graduação e da pós-graduação, assim como de pesquisadores de outras universidades, tanto do Brasil quanto do exterior.
CONTATOS: neclit.ufsc@gmail.com
0055 48 3721-9288
ramal 525